No mês em que se celebra o Outubro Rosa, período em que se promovem campanhas de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade apresenta números significativos sobre o tema. Nos últimos quatro anos, o setor realizou 8.035 mamografias e 13.545 exames preventivos de Papanicolau (citopatológicos do colo de útero). Ao todo, são 21.580 exames realizados em prol da saúde da mulher no município.
A campanha do Outubro Rosa tem como principais objetivos informar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. Também é um momento adequado para reforçar e incentivar sobre os hábitos saudáveis que podem reduzir o risco de desenvolver o câncer, como a prática de atividade física e uma alimentação saudável e equilibrada.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de João Monlevade, Raquel Paiva Drumond, embora o Outubro Rosa faça alusão à prevenção ao câncer de mama nesse período, os cuidados com a saúde da mulher no município acontecem o ano todo. “Nossa atenção e cuidado com a saúde da mulher é constante e é uma de nossas prioridades, tanto que temos projetos e programas voltados a elas, como o Cuidar na Hora Certa e as ações conjuntas com a Programa Linhas de Cuidados. Nossa preocupação com a saúde da mulher é intensa e trabalhamos muito por ela”, afirmou Raquel.
A secretária ainda destaca que o Programa Estadual de Enfrentamento ao Câncer de Mama Cuidar na Hora Certa, do qual a Secretaria faz parte, conta com um profissional Integrador do Cuidado com o objetivo de desenvolver estratégias para a detecção precoce, diagnóstico rápido e tratamento adequado em tempo oportuno, o que é de fundamental importância para a paciente.