Cultura

11/10/2025 Cinema na Cidade retorna à Catas Altas levando arte, cinema e diversão

O programa Cinema na Cidade segue sua rota pelo interior de Minas Gerais em 2025, levando arte, cultura e entretenimento para comunidades que muitas vezes não contam com espaços culturais estruturados. Pelo quarto ano consecutivo, o programa chega a Catas Altas promovendo o encontro entre o cinema, as expressões artísticas locais e o público da região. Nos dias 17 e 18 de outubro, o Cinema na Cidade retorna para o Largo da Capela do Bonfim, no distrito de Morro D’Água Quente com uma intensa programação gratuita que reúne sessões de filmes, apresentações circenses, teatro, música e show de mágica.

Criado para democratizar o acesso ao cinema e às artes, o projeto se consolidou como uma ação de inclusão social, valorização cultural e fortalecimento dos laços comunitários. De forma itinerante, o Cinema na Cidade transforma praças e ruas em palcos culturais, despertando o interesse pelo audiovisual e celebrando a diversidade da arte brasileira.

“O Cinema na Cidade é muito mais do que sessões de cinema ao ar livre. É uma celebração da cultura brasileira que percorre o interior de Minas Gerais, transformando as praças e espaços públicos em palcos de encontros, cultura e afeto. Atua na formação de novas plateias, valoriza os talentos locais, integra as comunidades e fomenta o desenvolvimento social, humano e econômico.”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do programa.

O PROGRAMA QUE TRANSFORMA, INSPIRA E EDUCA

Em Morro D’Água Quente, a programação começa na sexta-feira, 17 de outubro, às 19h, com o Bloco Catas Reggae, fundado em 2007 e reconhecido por seu trabalho social e musical. O grupo usa a música como ferramenta de transformação, estimulando o respeito, a disciplina e a autoestima dos jovens por meio dos ritmos inspirados no Olodum.

Às 20h, o público confere a Sessão Família, com dois curtas-metragens encantadores: Sobre Amizades e Bicicletas e Super-Heróis. Logo depois, às 20h30, o Palhaço Cloro entra em cena com seu espetáculo cheio de humor, acrobacias e improviso.

Já no sábado, 18 de outubro, a programação começa mais cedo, às 18h, com a apresentação dos alunos da Oficina de Teatro, que apresentam o espetáculo “O Cinema em Minha Vida”, uma homenagem às memórias afetivas criadas pela sétima arte.

Às 19h, é a vez da Mostrinha de Cinema, com exibição dos curtas Menino Gepeto, Cine Quarto e Sacis, todos produzidos em Minas Gerais. Em seguida, às 19h30, o Palhaço Pitoco promete arrancar risadas com sua mistura de circo tradicional, música e brincadeiras.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus