Os servidores da Divisão de Saúde Mental de João Monlevade estão participando do curso de capacitação do projeto Nós na Rede, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio da Fiocruz, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. O curso propõe a capacitação dos profissionais de nível técnico e superior que atuam na rede de saúde mental.
A abertura do curso foi realizada esta semana no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Gonçalves, no bairro José Elói, e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, que abriu o evento e participou das atividades.
A Secretaria de Saúde de João Monlevade foi contemplada com 30 vagas no curso, que possui dois eixos: “Atenção integral às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas” e “Atenção integral às pessoas em sofrimento mental em conflito com a lei”.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, dos municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde e possuem Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dois foram contemplados, João Monlevade e Itabira. “Participam da capacitação profissionais de nível técnico e superior do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ), do Serviço de Saúde Mental (Ssesamo)/CAPS II, da Atenção Primária à Saúde (APS ) e do Hospital Margarida”, destacou Eliana.
O curso terá duração de cinco meses, totalizando 120 horas de capacitação on line e 30 horas presenciais, com aulas às quartas-feiras, uma vez por mês, durante todo o dia.