Natal é assim, muita comida, fartura e sobras! O que restou da ceia normalmente vira o almoço do dia 25, mas mesmo assim sempre fica algum alimento que não é totalmente consumido. Aí é preciso de um pouco de criatividade e transformar as sobras em novos pratos e não desperdiçar nadinha. Veja algumas sugestões:
Solução Clássica: sanduíches
Essa é a solução mais simples e mais utilizada por quem não quer ter trabalho. Fatie as sobras de peru, chester, tender, lombinho ou pernil e faça um sanduíche. Aproveite também as sobras das guarnições usadas para decorar esses pratos – que muitas vezes são deixadas de lado.
Salpicão de aves
As aves são verdadeiros coringas das sobras de Natal. Você pode usá-los em escondidinhos, omeletes, empadões ou tortas salgadas. Uma das opções mais fáceis é fazer um delicioso salpicão com o peru ou o chester. Basta misturar a ave desfiada com uma cebola média bem picada, uma cenoura média ralada, meia xícara de ervilhas, meia xícara de milho-verde, meia xícara de passas (a receita do arroz de Natal não usou toda a embalagem de passas? Aproveite agora!!), meia xícara de queijo prato cortado em tirinhas e meia xícara de maionese. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe o salpicão na geladeira em um pote fechado até o momento de servir – à mesa, cubra com batata palha, se desejar.
Transformando o arroz
Entre as sobras de Natal o arroz é outro prato que pode facilmente virar ingrediente de outras receitas. Se na sua casa você costuma fazer arroz branco, então fica mais fácil ainda!! A primeira saída é fazer um clássico bolinho de arroz. Basta misturar duas xícaras de arroz cozido com um ovo batido, meia xícara de leite e uma xícara e meia de farinha de trigo. Você pode acrescentar cebolinha, tomate e aves desfiadas ou mesmo cubinhos de queijo, se quiser. Pingue a massa na panela com óleo quente e frite os bolinhos até dourarem.
Para quem não quer nem ouvir falar em fritura, a solução é o famoso “arroz de entulho” (misturando tudo de tudo) ou um arroz de forno diferente. Misture as sobras de arroz com duas gemas em um refratário. Em seguida, adicione uma colher de sopa de manteiga, três colheres de sopa de queijo parmesão ralado, presunto picado (ou sobras de tender em cubinhos), azeitonas picadas e ervilhas, misturando bem após cada adição. Tempere com sal a gosto. Bata três claras em neve e espalhe-as sobre o arroz. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até dourar.
Quer mais? Faça rabanadas de panetone!
É difícil, mas se o panetone ou o chocotone estão entre as sobras de Natal, não há porque desperdiçar!! Basta cortá-los em fatias com a largura de um dedo. Separe três pratos fundos e em cada um deles coloque um dos seguintes ingredientes: um pouco de leite, um ovo batido e açúcar. Aqueça uma frigideira com duas colheres de sopa de manteiga ou margarina. Umedeça as fatias de panetone no leite, em seguida passe-as no ovo e depois leve à frigideira quente. Depois de douradas, passe as fatias no açúcar e sirva.
Com tantas opções, o desperdício está fora de questão, certo? E se você não quiser usar as sobras de Natal agora, ainda pode congelar tudo!