Educação

19/09/2015 Escolas de João Monlevade participam da Virada Educação

Movimento ocorre neste sábado em todo o estado. Escolas estaduais programaram uma série de atividades

O dia do aniversário do educador Paulo Freire – 19 de setembro – será marcado este ano, em Minas Gerais, pela mobilização por uma escola mais atrativa para a juventude. Neste sábado (19), as escolas estaduais de João Monlevade, a exemplo do que ocorre no resto do estado, realizam a Virada Educação Minas Gerais, um movimento que uniu Secretaria de Estado de Educação (SEE) e organizações da sociedade civil com o objetivo de criar condições para o retorno à vida escolar dos jovens que deixaram os estudos.

As escolas de João Monlevade promoveram uma caminhada na avenida Getúlio Vargas para chamar atenção ao movimento
As escolas de João Monlevade promoveram uma caminhada na avenida Getúlio Vargas para chamar atenção ao movimento

Dados mostram que 14,4% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão fora da escola e que, entre aqueles que continuam nas salas de aula, 40% estão atrasados nos estudos, repetiram de série ou ainda estão cursando o ensino fundamental.

A proposta deste dia 19 é promover a abertura das escolas para a comunidade e mostrar que a educação pode ser realizada de diversas maneiras e em diversos ambientes. Assim, as escolas vão mostrar suas ações e projetos pedagógicos exitosos, com iniciativas que vão desde apresentações musicais, cafés com prosa, saraus, exposições, oficinas de artesanato até gincanas, torneios de futebol e vôlei, exibição de filmes, mostras de trabalhos, peças de teatro, rodas de conversa e muito mais. A participação das escolas não é obrigatória, apesar de ser dia letivo.

As escolas de João Monlevade promoveram uma caminhada na avenida Getúlio Vargas para chamar atenção ao movimento. 

Rodas de conversa

A Virada Educação pretende ser um movimento contínuo de debate e mobilização por uma escola mais próxima da juventude. Após o dia 19, a mobilização continua nos territórios de desenvolvimento do estado com rodas de conversa com a participação de estudantes e professores. Estas rodas, já realizadas em 10 dos 17 territórios, estão mostrando o que a escola tem de bom e em que ela pode melhorar, a partir da visão dos próprios estudantes. As conclusões deste trabalho vão embasar as políticas de educação para a juventude, promovidas pela Secretaria de Estado de Educação.

Ainda como atividade da Virada, será lançado na próxima segunda-feira (21) o chamamento para os jovens que estão fora da escola. Eles poderão se inscrever em formulário online, que será disponibilizado também em escolas estaduais e nas Superintendências Regionais de Ensino do Estado.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus