Cursos a nível básico, técnico, profissionalizante e de extensão são destinados à capacitação e qualificação de crianças, jovens e adultos nas áreas de teatro, dança e música
Complexo artístico e cultural, localizado no coração da capital mineira, na região Central, ladeado pela biodiversidade do Parque Municipal, o Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado (FCS) vai oferecer 276 vagas para os cursos gratuitos nas áreas de música, dança e teatro.
Das vagas disponibilizadas 76 são para dança, 95 para música, incluindo 20 para o Coral Infantojuvenil, e 105 para o teatro. As inscrições estarão abertas entre os dias 14 de setembro a 9 de outubro. O edital 2015, para início do ano letivo em 2016, está disponível aqui. O Centro de Formação é uma escola profissionalizante referência no ensino de artes na América Latina.
O espaço dinâmico, que proporciona fruição de expressões e linguagens artísticas, inaugurado em 1970 e criado oficialmente em 1986, leva a assinatura do projeto arquitetônico original de Oscar Niemeyer, com adaptação final do arquiteto Hélio Ferreira Pinto. Atualmente está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, responsável por executar um amplo programa de política pública no âmbito da arte e da cultura.
Diariamente, artistas, curadores, maestros, diretores artísticos, produtores, gestores, pesquisadores, estudantes de arte e público em geral circulam pelo local, criando um ambiente de experimentação, reflexão e debate artístico. Hoje, estão matriculados na instituição 462 alunos, com idade entre 8 e 40 anos, nos cursos profissionalizantes e nos cursos livres.
Dança
O Centro de Formação Artística e Tecnológica oferece formação artística e técnica para crianças e jovens na área de dança no Curso Básico Livre, com duração de cinco anos, e no Curso Profissionalizante de Nível Técnico, com três anos de duração.
Os cursos abrem possibilidades para que o aluno esteja apto a atuar em diversos segmentos da dança.
Música
O Curso Básico de Música forma cantor ou instrumentista com conhecimento específico na área de performance musical para atuar como solista ou camerista, compor grupos profissionais, amadores, orquestras, corais e outras formações musicais. A duração é de três anos.
A capacitação dos alunos se dá por meio dos estudos de instrumento ou canto erudito e alia a prática à teoria musical. O intuito é desenvolver o potencial artístico dos alunos e otimizar suas habilidades para a performance, para a criação e apreciação musical, sempre incentivando a produção musical individual e coletiva.
O aluno inicia o percurso com a aprendizagem de seu instrumento específico, escolhido durante o processo seletivo, em conjunto com disciplinas responsáveis por sua formação musical inicial, tais como: Apreciação Musical I, Percepção Musical I e Rítmica I.
O aluno terá, ainda, a atividade de coral como forma de interação com um grupo maior e como um espaço de aprendizagem musical diferenciado de seu estudo instrumental. Nos anos seguintes, são oferecidas disciplinas com bases teóricas, como História da Música Brasileira, Análise e Harmonia.
Teatro
O Curso Profissionalizante de Teatro, voltado para a formação do ator, é reconhecido pela Secretaria de Estado de Educação juntamente com os cursos de Música e Dança, do Cefart.
Além do Curso Profissionalizante de Teatro, o Cefart oferece os cursos de Iniciação Teatral para crianças, pré-adolescentes e adolescentes na área de artes cênicas em diferentes níveis: Curso de Iniciação Teatral I (Básico), II (Intermediário) e III (Avançado).
A cadeira do teatro possui, ainda, o Curso de Improvisação e Jogos Teatrais e, também, os Laboratórios de Pesquisas, alguns também abertos à comunidade nas áreas de Trilha Sonora, Projetos Culturais, Teatro Físico e Performance, Máscaras, Técnica Vocal e Leitura Dramática, ministrados por seu corpo docente.
Coral Infantojuvenil Palácio das Artes
Criado na década de 80, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes integra-se na Fundação Clóvis Salgado como um projeto de formação ligado à gerência de Coros, vinculada à Diretoria Artística e constitui-se como uma importante ação de estímulo à formação de jovens cantores.
Voltado para a divulgação do canto coral, o grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular, em vários idiomas e estilos.
Além de realizar apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e cidades do interior do estado, o Coral atua em concertos com Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e em montagens com os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, tanto em concertos quanto nas temporadas de ópera.