A classificação adota seis indicadores entre eles, número de ex-alunos vencedores do Prêmio Nobel e da Medalha Field
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltou a figurar entre as 500 melhores universidades do mundo, segundo o estudo Academic Ranking of World Universities (ARWU), realizado pela Universidade de Jiao Tong, de Xangai, na China, e divulgado no último sábado (15).
A Universidade aparece no grupo 401-500, no qual também está posicionada a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão no grupo 301-400. A Universidade de São Paulo (USP) é a brasileira mais bem classificada (entre as 200), e a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, encabeça o levantamento pela 13ª edição consecutiva – o ranking é divulgado desde 2003.
O ARWU é um dos precursores da recente leva de rankings que busca medir e comparar o desempenho de 1.200 universidades em âmbito mundial. A classificação adota seis indicadores: número de ex-alunos vencedores do Prêmio Nobel e da Medalha Field, além dos próprios membros do corpo docente laureados com esses prêmios, número de pesquisadores com trabalhos altamente citados, número de artigos publicados na Nature e na Science, número de artigos indexados no Science Citation Index - Expanded e no Social Sciences Citation Index e a média do desempenho docente por universidade.