Cidades

25/10/2023 Parceria entre Prefeitura de Itabira e SENAI oferece 900 vagas em cursos gratuitos

O programa vai oferecer cursos de iniciação, aperfeiçoamento, qualificação e técnico para jovens itabiranos a partir do mês de novembro

A Prefeitura de Itabira apresenta o Programa de Qualificação Profissional “Qualifica Itabira”. Fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a iniciativa chega à cidade para promover gradativamente formação de qualidade em cursos que vão de iniciação ao nível técnico. O objetivo é a formação de mão de obra específica, geração de emprego e renda para jovens a partir de 16 anos. Ao todo, serão 900 vagas e 39 curso, divididos por etapas até 2024.

O aprendizado é formado por Trilhas de Conhecimento nas áreas de tecnologia, metalmecânica, alimentos, gestão e indústria 4.0. Nesta primeira etapa estão abertas inscrições para os seguintes cursos: aplicação e desenvolvimento de Arduíno; programação em Arduíno; leitura e interpretação de Desenho Técnicos; Pacote Office; soldagem por eletrodo revestido (SMAW); eletricista industrial; e serralheria. As inscrições para a formação das primeiras turmas já estão abertas e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/WDcbS5MtTWqavLSdA.

Ao longo de todo programa, os itabiranos poderão ter acesso a cursos nas modalidades de iniciação e aperfeiçoamento profissional, qualificação básica e técnico. Para o prefeito Marco Antônio Lage, o programa dá continuidade às visões de inclusão social, redução da pobreza, combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade em Itabira, além de estimular a qualificação profissional e a disponibilidade de mão de obra na cidade.

“O Qualifica Itabira vem somar com outros projetos já em andamento e amplia para mais de 1,5 mil o número de jovens que serão capacitados em nossa cidade até o primeiro semestre de 2024. Isso é bem expressivo e vai garantir uma mão de obra mais qualificada para as empresas e maior rentabilidade para a população”, afirma o prefeito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Rocha, responsável pelo programa, a capacitação é ideal para quem busca uma vaga no mercado ou deseja melhorar a renda. “O Qualifica é uma oportunidade incrível para que o itabirano seja inserido no mercado de trabalho, cada vez mais exigente. Com o curso, os alunos desenvolverão habilidades que o mercado pede, principalmente no setor industrial. O trabalhador que busca qualificação produz com eficácia, aumentando a competitividade da empresa, além de contribuir com o desenvolvimento econômico do município”, disse.

Já o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, afirmou que a educação é a melhor forma de impactar positivamente a realidade das pessoas e ressaltou a importância de investir na qualificação profissional e da parceria com a prefeitura do município.

“A FIEMG e o SENAI, desejam que os cursos oferecidos impulsionem a qualificação da população e diversifiquem a economia local e que ao final desses cursos tenhamos mais de 900 novos profissionais no mercado. Esperamos que esse Programa seja o início de dezenas de oportunidades que virão e que futuramente possamos implementar novos cursos no município” enfatizou o presidente da FIEMG.

Após o período de inscrição o SENAI fará uma análise dos candidatos dentro dos critérios estabelecidos no programa. Pelo edital, serão asseguradas 30% das vagas de cada curso oferecido para pessoas beneficiárias do CadÚnico do Governo Federal, como bolsa família, bolsa escola, auxílio gás, etc, desde que comprovado por meio do número no NIS. A classificação segue ainda com a menor renda familiar per capta; ser aluno ou ex-aluno de escola pública ou bolsista em escola particular; e prioridade aos alunos com mais idade.

Confira as datas de início dos cursos da primeira etapa, as inscrições já estão abertas.

- Aplicação e Desenvolvimento de Arduíno – (06/11)

- Serralheria – (06/11)

- Leitura e interpretação de Desenho Técnico – (06/11)

- Soldagem por Eletrodo Revestido (SMAW) – (07/11)

- Programação em Arduíno - (20/11)

Todos os cursos, a programação de fechamento de turma, com data e carga horária estão disponíveis no mesmo link das inscrições. Os candidatos que tiverem dificuldade de acesso à internet poderão procurar a unidade do SENAI, na rua Nossa Senhora da Piedade, s/Nº, bairro Campestre. Outras informações: 31 3834-5678.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus