Cidades

04/10/2023 Itabira celebra 175 anos com festividades tradicionais e mostra inédita de artes urbanas

Além do festival, dos dias 7 a 15 de outubro, haverá exposições, shows e centenários icônicos

Itabira comemora na segunda-feira (9), 175 anos de emancipação política e uma programação inédita fará parte da festividade. As atividades começam dia 7 e finalizam no dia 15 com atrações da 1ª Mostra de Arte Pública (Mapa). O conceito da festa este ano priorizou ações para promover o resgate da identidade, da autoestima e da noção de pertencimento da população. Alguns elementos ganharam destaque na celebração, em especial a comemoração dos 160 anos da Banda Euterpe; exposição “Ita-bira: pedaços do tempo”; homenagem ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia e festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário.

No sábado (7), os festejos ficam por conta da celebração à padroeira de Itabira, Nossa Senhora do Rosário. Haverá concentração das Guardas de Marujos, às 14h no Largo do Batistinha, procissão até a Catedral, missa, Guarda de Marujos. Logo após a missa das 17h acontecem apresentações culturais no adro da igreja.

Em celebração aos 160 anos da Banda Euterpe, o domingo (8), contará com recepção de várias corporações musicais na Praça do Centenário, a partir das 8h30. Um cortejo de bandas segue para o adro da Catedral, onde acontece uma missa campal. A abertura oficial do Encontro de Bandas, em homenagem à Banda Euterpe será às 11h na Praça do Centenário. A Igreja Batista Central prepara um culto religioso em homenagem ao aniversário de Itabira. O culto será às 10h com uma programação especial.

Já no dia do aniversário de Itabira, 9 de outubro, uma extensa programação vai marcar a data. Às 8h tem início as atividades com a corrida do Rosário. Uma homenagem ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia, com inauguração do busto e participação da Banda Euterpe, fará parte das celebrações.

Ainda, neste dia, acontece a inauguração do espaço que homenageia Cornélio Pena; missa em comemoração aos 175 anos de Itabira; Culto religioso na Igreja Assembleia de Deus, abertura da exposição “Ita-bira: pedaços do tempo” e show com artistas itabiranos. Toda a programação é gratuita.

Mapa, festival inédito, estará nos 175 anos de Itabira

Também fará parte da programação de aniversário, atrações da Mostra de Arte Pública (Mapa). O festival, inédito na cidade, visa criar um circuito de arte urbana e contará com a participação de artistas renomados como a itabirana Raquel Bolinho, criadora do personagem que ganhou as ruas de Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, além de Eduardo Kobra, Zéh Palito, Mag Magela e o italiano Millo.

No dia 10, às 17h30 está programada a inauguração de uma escultura inédita, de 3,5 metros de altura com Raquel Bolinho, na Praça da EEMZA e às 18h30, instalação Canto Mineral de Carlos Bracher na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

As ações do Mapa são gratuitas e seguem até o dia 15 de outubro. Confira toda a programação nas redes oficiais da Prefeitura de Itabira.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus