Cidades

29/09/2023 Fundação Casa de Cultura promove oficina 'Gastronomia de Raízes'

A Fundação Casa de Cultura de João Monlevade inicia no dia 2 de outubro o Programa de Capacitação Gastronômica. A ação inaugural será a oficina “Gastronomia de Raízes: a influência das tradições culinárias de Minas e os novos desafios”, ministrada pelo chef Mauro Henrico, de Itabira. O público-alvo são profissionais da Feira Popular Solidária, e as aulas, em total de dez, serão ministradas às segundas-feiras, até a primeira semana de novembro.

Mauro Henrico, graduado em gastronomia pelas Faculdades Promove, tem trajetória de trabalho em grandes restaurantes brasileiros e no internacional Central Lima, do Peru, considerado um dos 50 melhores do mundo. Atualmente, ele é responsável pelo projeto Solar Danbru, em João Monlevade.

A oficina abordará questões como produção agrícola, pecuária e da pesca em Minas Gerais, influência da culinária rural mineira nas mesas do Brasil e do Mundo, e a construção culinária de João Monlevade e sua importância econômica.

Gastronomia, cultura e turismo

O Programa de Capacitação Gastronômica integra as políticas da Administração Municipal para a cultura, patrimônio e turismo. Segundo a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o turismo gastronômico é um dos setores que Fundação pretende fomentar, até como desdobramento do sucesso das duas edições do Festival Cultural e Gastronômico Mistura, evento criado em 2022 que articula memória, comida e arte.

Segundo Nadja, após esta primeira oficina, que é voltada para profissionais convidados, integrantes da Associação dos Artesãos e Produtores de Alimentos Caseiros de João Monlevade (Solidariarte), novos cursos, worshops e outros eventos similares serão realizadas pela Fundação.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus