Cultura

05/07/2023 Espetáculo 'João e Maria - A Opereja' chega a João Monlevade para apresentação única

A agenda de espetáculos do Diversão em Cena em João Monlevade abre o mês de julho com uma atração especial para os moradores da cidade mineira. Na terça-feira (11), às 19h, na Praça da Paz, a Cyntilante Produções apresenta o musical infantil “João e Maria – A Opereja”. O espetáculo é uma adaptação da Ópera do compositor alemão Engelbert Humperdinck, inspirada no clássico João e Maria, dos irmãos Grimm, com transposição dos personagens, instrumentos eruditos e do canto lírico para a música e a cultura sertaneja. O musical tem duração de 65 minutos, classificação etária de 3 anos e entrada gratuita.

Personagens folclóricos estão presentes nessa verdadeira Ópera Sertaneja: a bruxa é o Papa-Figo, a fada do Orvalho é a Comadre Fulozinha. O saci Pererê, os cangaceiros e bacuraus também habitam a caatinga, onde João e Maria se perdem quando vão colher Pequi para o jantar. A casa de doces é feita de tapioca, pé-de-moleque, bolo de rolo, cocada e doce de leite.

Foram poucas as montagens brasileiras dessa Ópera tão popular na época natalina em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. A ideia de adaptar o libreto, muito admirado por seus temas inspirados na música folclórica alemã, promete uma riqueza de detalhes da cultura sertaneja, tanto na música quanto na própria encenação.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus