Esporte

18/11/2022 Saiba tudo sobre o gol de placa de Pelé que não foi filmado

Imagem: Futbox
Imagem: Futbox

O Rei do futebol sempre encantou seus espectadores com gols e jogadas inacreditáveis. Podemos desfrutar da maioria delas até hoje nos mais diversos sites sobre futebol da web, já que o que você busca sobre futebol, você encontra. Porém existe um gol, tido por muitos como o mais bonito marcado pelo Rei, que não foi filmado quando aconteceu, apesar de ter sido recriado via computador, não existem imagens oficiais do lance.

Com apenas 19 anos de idade, Pelé deixou todos os presentes na partida entre Santos e Juventus, na Rua Javari incrédulos, ao marcar um gol antológico que contou com quatro chapéus em adversários. Eram cerca de 10 mil espectadores presentes, em partida disputada pelo Campeonato Paulista de 1959.

No dia 02 de agosto de 1959, o Rei Pelé marcava aquele que ele mesmo considera como sendo o gol mais bonito de sua carreira, foi na vitória do Peixe pelo placar de 4 a 0, com 3 gols do Rei e um de Dorval.

Apesar de não ter sido filmado, a obra prima pode ser narrada pelos maiores cronistas esportivos da época. Um deles, Ari Fortes, assim descreveu o gol do Rei: “Aos 42 minutos ocorreu o tento joia de PELÉ, que fez vibrar a grande assistência. Em manobra de Dorval e Coutinho, a pelota se ofereceu ao ‘scrathman’ que, num de seus lances característicos, encobriu Homero, colhendo a bola à frente. Clóvis interveio e também foi superado com idêntico golpe. Por último saiu da meta o arqueiro Mão de Onça e, igualmente Pelé o encobriu, ficando com o arco vazio à sua disposição. Antes da aproximação de qualquer outro defensor juventino, o atacante santista lançou o corpo ligeiramente para diante e, com sutil golpe de testa atirou a esfera às malhas. Lance realmente espetacular que valeu ao autor do tento. Como se disse, os cumprimentos de vários elementos do próprio conjunto antagonista e os aplausos em massa de todo o estádio! Depois de jogada de tão primorosa concepção nada mais se poderia esperar de relevo nos últimos três minutos. E o prélio se encerrou com 4 a 0 pró Santos”.

O motivo dessa obra de arte não ter sido registrada em imagens foi inteiramente “clubista”, acredite se quiser. A Record ao tempo somente possuía uma câmera que poderia ser usada para eventos futebolísticos. Como o dono da Record, Paulo Machado de Carvalho, era são-paulino, a emissora preferiu filmar a partida entre São Paulo e Ferroviária, realizada no estádio do Pacaembu, no mesmo dia.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus