Política

09/11/2022 Minas está em alto risco de retorno de doenças evitáveis por vacinas

Campanhas de sarampo, influenza e poliomielite tiveram desempenho abaixo do esperado e crianças mineiras estão desprotegidas

Minas Gerais corre sério risco de ver o retorno de doenças como a Poliomielite entre as crianças da maior parte de seus municípios. A constatação foi apresentada durante audiência pública na Comissão de Educação, Ciencia e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (9/11/22) e acende um alerta entre especialistas de saúde de todo o estado.

A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde, Marcela Lencine Ferraz, apresentou dados e ressaltou que 765 municípios mineiros, 89% do total, estão com a classificação de risco alta para a reintrodução de doenças imunopreviníveis, que podem ser evitadas com a vacinação, como a poliomielite, sarampo e influenza.
“Não atingimos nenhuma das metas nacionais nas campanhas de vacinação desse ano. Temos um contingente importante de crianças que precisam ser vacinadas. Contra a Poliomielite tivemos 84%, a meta era 96%. Parece uma diferença pequena, mas esse passivo vai acumulando ao longo dos anos e desde 2016 estamos tendo quedas muito expressivas. O risco de recrudescimento de doenças que estavam sob controle é muito real”, aponta. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus