Beleza & Bem Estar

15/08/2022 Reconstrução, Reparação, Nutrição ou Hidratação: O Que o Seu Cabelo Precisa?

Hoje em dia, há diferentes tratamentos, para os mais diversos tipos de problemas, capazes de dar vida nova aos fios, resgatando brilho, cor, movimento e maciez. E nesse processo de cuidados com os cabelos, é comum confundir para qual dano cada técnica serve no cronograma capilar, pois algumas são muito parecidas.

O tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo, esclarece e desmitifica as diferenças entre as técnicas e em qual situação capilar usar cada uma delas.

A reparação ou nutrição é feita com lipídeos: óleos e manteigas que proporcionam maciez aos fios. Já a reconstrução é geralmente feita com queratina, para repor a massa do fio. É indicada para fortalecer os fios, devolvendo a massa perdida naturalmente ou nos processos químicos como progressivas, alisamentos, tinturas. Ela não deixa o cabelo macio e sim endurecido.

Reconstrução

Tharik Bonomo explica que a reconstrução capilar atua na estrutura do fio, penetra no córtex (parte mais externa) melhorando a qualidade até chegar a cutícula. As cutículas capilares são escamas transparentes que refletem a luz e, consequentemente, dão brilho aos fios, funcionando como uma parede transparente que os protege e ficam acima do córtex. A reconstrução é ideal para danos mais intensos.

Indicada para cabelos ressecados, quebrados, danificados ou que sofreram com processos químicos – progressivas, alisamentos, tinturas, etc.

“Devolve a massa, a proteína e os aminoácidos que podem ser perdidos naturalmente ou depois da química.” salienta o especialista em saúde capilar.

Reparação

A reparação capilar é voltada para a recuperação da parte externa do fio para cabelos secos e ressecados, normalmente que apresentam danos mais moderados.

Aconselhada para fios que, após passarem por alguma química (principalmente coloração e alisamento) ou sofrerem danos externos devido ao sol, poeira, vento e poluição, tiveram a porosidade do fio afetada e ficaram quebradiços. O objetivo é reestruturar e devolver as propriedades naturais do cabelo.

Nutrição

A nutrição capilar é responsável por repor nutrientes importantes para os fios, por exemplo, todos os fios de cabelo carregam uma camada protetora rica em lipídios, essencial para reter a hidratação dentro da sua estrutura e proteger a queratina – proteína que dá força, brilho e elasticidade ao cabelo. A nutrição capilar age exatamente nesse ponto. Ela devolve os óleos necessários ao cabelo, restaurando a barreira protetora e possibilitando que outras etapas do cronograma capilar, como a hidratação e a reconstrução, funcionem corretamente.

“Também conhecida como umectação, ajuda a repor os lipídios. Ou seja, seu objetivo é devolver a gordura e a oleosidade dos fios, responsáveis por mantê-los saudáveis e alinhados. É um tratamento recomendado para fios que necessitam recuperar a vitalidade e a força ou para cabelos longos e médios, como prevenção.” destaca Tharik.

Hidratação

A hidratação capilar é responsável por repor a água e os nutrientes que os cabelos perdem diariamente, seja por exposição solar ou frio, poluição, uso de fontes de calor, como secador e chapinha, ou até mesmo químicas que deixam o cabelo ressecado.

“Busque o auxílio de um profissional na área para, caso tenha dúvidas, identificar o que o seu cabelo precisa e quais produtos são indicados para cada situação, para seus cabelos se tornarem cada vez mais saudáveis, com brilho e sedosos.” finaliza Tharik Bonomo.

Mais Sobre Tharik Bonomo:

Atuando na área de beleza há mais de 18 anos, me considero profissionalmente focado e inovador. Como profissional da área da Estética e Cosmetologia tenho como foco o estudo da tricologia, juntamente com os ativos para este fim. Proatividade e persistência também são características presentes.

Experiência como Cabeleireiro e Maquiador em Jacques Janine.

Gestor, Cabeleireiro e Esteticista em Tharik Bonomo Salon & Estetic.

Pós graduação em Tricologia e Terapia Capilar – FACUMINAS

Pós graduação em Biomedicina Estética – FAVENI

Pós graduação em Cosmetologia Avançada - Faculdade Futura

Tecnólogo em Estética e Cosmética - Universidade Santo Amaro -UNISA

Curso Técnico de Cabeleireiro - Centro Técnico Dayana Ribeiro - ES, e não parou os estudos por aí, está no último ano de Bacharelado em Biomedicina

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus