Cidades

23/04/2021 Projeto apoiado pela Prefeitura de Itabira repassa mudas de nova variedade de capim a produtores rurais

No início de abril, o Centro de Referência em Agronegócio Sustentável de Itabira e Região (Crasir) distribuiu mudas de capim-elefante (BRS Capiaçu) a quatro produtores rurais itabiranos, conforme edital de chamamento público 02/2021. Cada agricultor recebeu cerca de meia tonelada de mudas do capim e, em contrapartida, repassou à entidade um saco de fertilizante de cobertura. O Crasir é apoiado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

Uma das ações desenvolvidas pela entidade é a produção e repasse de mudas de plantas com características genéticas superiores, visando melhorar a produtividade da agricultura e pecuária desenvolvidas em Itabira e região. O cultivo ocorre na Fazenda São Lourenço, onde funcionava a fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Segundo o diretor de Fomento e Produção de Hortigranjeiros da SMAA e engenheiro agrônomo, Rupert Barros de Freitas, a variedade BRS Capiaçu é uma cultivar de capim-elefante desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite. “Sua principal característica é a alta produção de biomassa, associada a um bom valor nutritivo. Pode ser fornecida verde ou na forma de silagem ao gado, sendo uma ótima alternativa para a suplementação volumosa no período da seca. Na Fazenda São Lourenço, o Crasir mantém um viveiro cultivado com capim BRS Capiaçu para produção e repasse deste material aos produtores de forma contínua ao longo do ano, conforme os editais de chamamento público”, explicou.

As atividades desenvolvidas pelo Crasir também contam com a parceria do Sindicato Rural de Itabira, Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) e universidades locais.


 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus