Casa

26/11/2020 Truques para limpar o fogão e deixá-lo com cara de novo

Manter o fogão limpo e com aparência de novo não é uma das tarefas domésticas mais fáceis, não é mesmo? Principalmente se você o usa diariamente no preparo das refeições! Então para dar uma ajudinha nessa tarefa, confira algumas dicas que podem facilitar o dia a dia e ainda dar vida longa ao seu fogão.

Bancada 

Por ser uma superfície lisa, a bancada acumula menos sujeira que as grelhas e bocas. No entanto, o material (normalmente aço inox) exige certos cuidados para evitar riscos e manchas. Para uma limpeza uniforme, aplique os produtos somente quando o fogão estiver frio, e evite esfregar com muita força ou utilizar produtos abrasivos, como cloro e removedores à base de soda cáustica. Alguns químicos também são tóxicos e podem ser desprendidos com o calor, prejudicando a saúde de quem consome os alimentos depois.

Uma boa alternativa é utilizar produtos mais suaves: para tirar a gordura, use detergente com esponja de baixa abrasão (ou passe o lado mais suave, amarelo, da esponja que tem em casa). Manchas mais resistentes podem ser removidas com uma mistura de água e bicarbonato de sódio, até formar uma pasta. Já as manchas de água quente, que não são de sujeira mas só alteram um pouco a cor do inox, podem ser resolvidas com a mistura de vinagre branco e água morna, aplicada com um pano.

Peças

Para tirar a gordura acumulada de queimadores e grelhas, deixe as peças de molho em uma solução com bicarbonato de sódio (o quanto baste), vinagre e água morna – a proporção é de uma xícara de chá de vinagre para cada litro de água. Depois de alguns minutos, esfregue com esponja e detergente. Se os botões de seu fogão forem removíveis, você pode deixá-los de molho também. Caso contrário, aplique a solução com um pano.

Se a sujeira ainda não está tão encrustada, uma boa opção é esfregar as bocas com sabonete, que ainda dá brilho ao mesmo tempo.

Forno

A amônia pode ser usada para a pré-limpeza: deixe um recipiente aberto com o químico dentro do fogão por algumas horas, enquanto você limpa o resto da cozinha. A substância é tão forte que libera partículas que ajudam a derreter a gordura.

Prefere não arriscar? Então lance mão da mesma solução de bicarbonato, vinagre e água que usou na bancada. Aplique por dentro, espere alguns minutos e remova a mistura com uma esponja. Se o forno estiver levemente aquecido, a limpeza pode ser mais fácil – só tome cuidado com a temperatura, para não queimar as mãos.

Vidros

Os vidros do forno e da tampa do fogão podem riscar ainda mais fácil do que a bancada de metal. Por isso, evite produtos abrasivos! Você pode eliminar a gordura com detergente e finalizar com um limpa-vidros, ou aplicar outra misturinha caseira: suco de um limão, duas colheres de sopa de vinagre branco e ¾ de xícara de água morna.  

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus