Opinião

09/08/2019 A nova escola e os desafios da educação

Nos últimos 17 anos, pelo menos nove escolas foram cenário atos extremos de violência no Brasil e na última semana a descoberta de um possível ataque a uma escola em Nova Era deixou a população assustada.
Os casos de violência nas escolas são normalmente desencadeados pelo sofrimento físico ou emocional vivido pelos alunos dentro das instituições de ensino. Como forma de tentar solucionar o problema, em 2015 foi sancionada a lei antibullying, que prevê que é dever do estabelecimento de ensino assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying), porém grande parte dos gestores e da comunidade escolar ainda não conseguem implementar ações efetivas.
Infelizmente a educação no país caminha a passos lentos, e a escola precisa se modernizar, além de aprofundar o debate sobre temas que afetam diretamente os alunos, em especial o bullying. A escola precisa assumir o seu papel como educadora complementar, onde os estudantes serão formados para conviver em sociedade.
Os professores precisam ter em sua formação, além das disciplinas básicas, a capacitação para identificar os problemas trazidos pelos alunos para o ambiente escolar e buscar soluções.
O desafio é complexo, porém urgente!  

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus