Viagem & Gastronomia

15/03/2019 Trilha dos Sentidos é atração no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema

Quem gosta de natureza tem uma excelente opção de lazer bem perto de Belo Horizonte. No Parque Estadual do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira, Região Central de Minas, o visitante pode ter acesso a uma verdadeira aventura de cores, sons e cheiros: a Trilha dos Sentidos.

A atividade permite aos praticantes uma conexão com o meio ambiente e que envolve o tato, o paladar, o olfato, a visão e a audição. Na trilha, os participantes têm os olhos vendados e são guiados por uma corda. Durante o trajeto, eles são conduzidos o tempo todo pela equipe do parque. “A atividade possibilita um encontro com a natureza de forma intimista e trabalha o imaginário dos participantes”, afirma o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral.

O gerente explica que a trilha é realizada em um trecho da Mata do Limoeiro, próximo à sede do parque, onde foi montado um trajeto de aproximadamente 200 metros, com uma corda fixa, que os participantes percorrem sob orientação dos monitores. No espaço, os recursos naturais, como água, árvores, sons dos pássaros, cheiro de ervas e folhas são pontos de parada e reflexão.

O cheiro dos recursos naturais aguça o olfato dos participantes, contribuindo com a sua percepção sobre a natureza e reativando memórias da infância ou memórias rurais. A estratégia de eliminar temporariamente a visão, utilizando uma venda, é a forma encontrada para colocar os participantes em situação de despertar os demais sentidos que estão, quase sempre, adormecidos e anestesiados.

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Em sua área, podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, sendo possível encontrar espécies da flora ameaçadas de extinção, como o jacarandá-caviúna e a braúna-preta. O parque também possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas e Paredão.

A Trilha dos Sentidos é permanente e realizada sob agendamento. Os participantes são grupos escolares, turistas e a própria comunidade. A formação dos grupos ocorre de acordo com o número de interessados e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br.

(Fotos: Reprodução/Facebook)

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus