Gerais

16/01/2019 Eclipse lunar total poderá ser visto na madrugada de domingo para segunda-feira

Catas Altas montará equipamentos para observação do fenômeno

Na madrugada da próxima segunda-feira (21), acontece o primeiro eclipse lunar total do ano. Sol, Terra e Lua estarão alinhados e com a mesma inclinação, situação que permite a formação do eclipse lunar total, momento em que a lua cheia fica na sombra da Terra.  

O fenômeno, conecido como “Lua de Sangue”, totalmente visível no Brasil, vai durar mais de três horas, sendo a totalidade com duração de uma hora e dois minutos. A primeira fase parcial poderá ser vista das 01:34 às 02:41 da manhã. Já a totalidade será entre 02:41 e 03:43. O encerramento acontecerá das 03:43 às 04:51.

O próximo eclipse lunar total está previsto para maio de 2021. Outro fenômeno programado para este ano é o eclipse solar total, em 2 de julho, que terá maior visibilidade no Chile e na Argentina.

Em Catas Altas

Em Catas Altas o evento poderá ser acompanhado direto dos telescópios e binóculos que estarão montados em frente à igreja de Santa Quitéria.

O equipamento para observação faz parte do observatório astronômico do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na ocasião, uma equipe de astrofísica da UFMG estará presente com telescópios e binóculos no alto da Igreja Santa Quitéria a partir das 23 horas do domingo (dia 20) para auxiliar e orientar turistas e moradores na observação do eclipse e de vários corpos celestes.

Além disso, ainda no domingo, das 15 às 18 horas, os astrofísicos estarão na Casa do Professor (Praça Monsenhor Mendes, nº 272 – Centro) dando informações sobre o fenômeno, inclusive com uso de um Laboratório Interativo de Física.

As atividades são gratuitas e fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Catas Altas e o Instituto de Ciências Exatas da UFMG (ICEx).

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus