Viagem & Gastronomia

27/01/2018 5 passeios gratuitos para fazer em Vitória

Vitória é uma capital com muitas atrações turísticas, tem parques, praias, construções históricas e religiosas. O melhor de tudo é que grande parte dessas atrações são gratuitas. Separamos cinco passeios que você não pode deixa de fazer quando visitar a capital do Espírito Santo.

Praça dos Namorados

Com um calçadão de aproximadamente 450 metros, na Praia do Canto, em frente à marina do Iate Clube do Espírito Santo (Ices), está a Praça dos Namorados. É uma praça muito movimentada, usada por moradores e turistas para praticar esporte ou simplesmente aproveitar as sombras das árvores e apreciar a paisagem.

O local é de fácil acesso, com estacionamento, quadras de futebol de areia, tênis, vôlei e skate. Quem animar conhecer a orla de bicicleta pode alugar uma na estação do Bike Vitória, o sistema de bicicletas compartilhadas da capital. Se no meio do passeio bater uma fominha há uma lanchonete do Bob’s com um restaurante do Spoleto em frente ao estacionamento.

Nos finais de semana, acontece a Feira de Artesanato Artes na Praça, que oferece artesanatos e comidas típicas. Com mais de 20 anos de tradição, a feira conta com 194 expositores, sendo 145 de artesanato e brinquedos de diversão e 49 na área de alimentação.

 

Praça dos Desejos

 

A Praça dos Desejos está localizada próximo à Praça dos Namorados, é só atravessar a rua que liga a Ilha de Vitória a Ilha do Frade. Esta é também uma ótima opção de lazer ao ar livre. O espaço conta com área de caminhada e calçadas em tijolos de cimento colorido. Dentro da Praça dos Desejos está a Praça da Ciência, que oferece, gratuitamente, conhecimento e diversão em um local agradável, de frente para o mar, com segurança e amplo estacionamento, além da orientação de monitores durante a visita. As vias de circulação são livres, inclusive para cadeirantes. O acervo é composto por 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados principalmente à Física. É um local muito visitado por crianças e apreciadores da Ciência.

Leia também: Vitória, uma capital que vai além do turismo de negócios

Praia da Curva da Jurema

Localizada nos fundos (à esquerda) do Shopping Vitória está a Curva da Jurema. Esta é a segunda maior praia de Vitória, com aproximadamente 1 km de extensão, quiosques, coqueiros e uma linda vista para a Ilha do Frade e do Boi.

O mar de águas calmas é ideal para a prática de esportes náuticos e com estreita faixa de areia para corridas e caminhadas. Banhistas devem ficar atentos aos bancos de areia existentes no local.

Praia de Camburi

Camburi é a maior praia de Vitória e a única praia da capital que fica na área continental. Com seus seis quilômetros de extensão, é completamente urbanizada e arborizada. O mar, considerado um dos melhores lugares para velejar no Brasil, é excelente para praticar windsurf, kitesurf e passear de veleiro.

Os visitantes podem contar com um calçadão para caminhantes, ciclistas, skatistas, patinadores e corredores, tudo muito bem sinalizado.

Quiosques para comercialização de comida e bebida, e deck de madeira com mesinhas para os clientes podem ser encontrados ao longo do calçadão.

*Um laboratório contratado pela prefeitura de Vitória realiza semanalmente as coletas e análises bacteriológicas das amostras das águas das praias. O resultado, com a indicação da qualidade das águas é divulgado em placas espalhadas ao longo da faixa de areia.

Parque Moscoso

Em 2012, para celebrar os 100 anos, o Parque passou por revitalização, com recuperação dos bancos, lago e calçadas. Confesso que no passado já foi mais interessante, mas ainda hoje é um excelente local para passear, principalmente com crianças.Fundado no ano de1912, o Parque Moscoso é o mais antigo da cidade. São mais de 20 mil metros de área verde no meio do centro, com lago para peixes, concha acústica, parquinho e muito sossego em meio à agitação da capital.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus