Viagem & Gastronomia

27/12/2017 Cachoeiras em Conceição do Mato Dentro ganham novas estruturas

Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente, é a terceira maior do país - Foto: Evandro Rodney
Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente, é a terceira maior do país - Foto: Evandro Rodney

 

Dois dos mais importantes atrativos turísticos de Minas Gerais ganharam novas estruturas de acesso, o que vai facilitar a chegada de visitantes às cachoeiras de Tabuleiro e Rabo de Cavalo, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro.

Acessos receberam escadas e corrimãos - Foto: Divulgação/IEF
Acessos receberam escadas e corrimãos - Foto: Divulgação/IEF

Na unidade de conservação localizada na Região Central de Minas Gerais, os turistas contam agora com escadas, corrimãos e pontes nos trechos de difícil acesso do percurso até as quedas d’água.

As estruturas foram inauguradas no último dia 20 de dezembro, em solenidade que marcou também o retorno da visitação à Cachoeira de Tabuleiro. O ponto turístico estava com acesso fechado desde maio deste ano para a realização de obras de readequação das trilhas.

O acesso à cachoeira Rabo de Cavalo já existia, mas foi reestruturado e entregue ao público em julho deste ano.

As mudanças nas duas trilhas buscam dar mais segurança a quem visita as cachoeiras, além de melhorar questões relacionadas à localização dos pontos de visita. Para isso, foram instalados corrimãos, pontes, escadas e placas, além de ter sido refeita toda a drenagem dos principais pontos do terreno.

“As novas estruturas permitem melhor acessibilidade e maior segurança aos visitantes. O projeto de readequação tem também sinalização, com informações sobre fauna, flora e geologia do local”, afirma a analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cristiane Froes, que é responsável pelo acompanhamento do projeto de trilhas da reserva ambiental.

A recuperação das trilhas é fruto da parceria entre IEF, Prefeitura de Conceição de Mato Dentro e a mineradora Anglo American. Os recursos investidos no projeto – cerca de R$ 1 milhão – são provenientes de condicionantes estabelecidas no licenciamento ambiental de empreendimento Minas-Rio, da empresa, na região.

Tabuleiro

Mirante com vista para a cachoeira do Tabuleiro - Foto: Divulgação/IEF
Mirante com vista para a cachoeira do Tabuleiro - Foto: Divulgação/IEF

O Parque Estadual da Serra do Intendente está localizado no distrito de Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas, a cerca de 260 quilômetros de Belo Horizonte.

Tabuleiro é a maior cachoeira do estado, com 273 metros de altura, e a terceira maior do país. O primeiro lugar nacional é ocupado pela cachoeira do Aracá, no Amazonas, com 365 metros, e, em segundo lugar fica a cachoeira da Fumaça, na Bahia, com 340 metros.

Juntamente com o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, o Parque Estadual da Serra do Intendente forma um conjunto de unidades de conservação inseridas na Serra do Espinhaço. A cordilheira é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2005, como Reserva Mundial da Biosfera.

A unidade de conservação Serra do Intendente é um dos 39 parques estaduais do Governo de Minas Gerais, administrados pelo IEF, que garantem a proteção de 500 mil hectares nos três biomas encontrados no estado: caatinga, cerrado e mata atlântica. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus