Viagem & Gastronomia

14/11/2017 O que fazer na cidade histórica de Tiradentes

Tiradentes é uma cidade mineira encantadora e que vem atraindo cada vez mais turistas. Com arquitetura, artesanato e culinária riquíssima, a charmosa cidade deixa nos visitantes a vontade de retornar mais uma vez. Veja o que fazer por lá: 

Passeio pelo Centro Histórico. O Centro Histórico de Tiradentes é lindo, com casarões bem cuidados, ruas de pedra e muita tranquilidade. Como é bem pequenininho você não precisa de carro, e pode apreciar a riqueza dos detalhes das construções.

Comer bem. A cidade é repleta de bons restaurantes que servem desde a tradicional cozinha mineira a pratos da culinária internacional. E se você gosta de doces Tiradentes é o lugar certo, há uma infinidade de opções caseiras para você se deliciar.

Matriz de Santo Antônio. Situada em um dos locais mais elevados da cidade, a igreja pode ser vista de quase todos os pontos. O interior fascina pela riqueza de detalhes em dourado, sobretudo na capela-mor e nos seis altares. Este é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Passeio de Maria Fumaça. São aproximadamente 12 km entre Tiradentes e São João Del Rei, e você pode aproveitar para observar belas paisagens. Há opção de comprar o passeio de ida e volta ou só ida. É uma oportunidade para conhecer os encantos da vizinha São João Del Rei.

Passeio de charrete. O passeio de charrete pelos principais pontos turísticos da cidade é bastante tradicional. Os charreteiros ficam no Largo do Forras aguardando os turistas. Particularmente tenho dó dos animais que escorregam nas pedras lisas do calçamento, mas as crianças adoram!

Voltinha a cavalo. Você pode dar uma voltinha nos cavalos que ficam em frente ao Solar da Ponte. É um programa que as crianças curtem muito e é bem baratinho.

Largo das Forras: O Largo das Forras é a principal praça de Tiradentes. É onde concentra boa parte das pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e serviços de informação aos turistas.

Visita às lojas de artesanato: São muitas as opções e você vai se encantar, e também se espantar com os preços, algumas peças são bem caras, mas tem para todos os bolsos. Há estabelecimentos que comercializam arte em ferro e madeira, artigos cama e mesa bordados a mão, xícaras e bules esmaltados, entre uma infinidade de opções. Mas uma coisa é certa, é tudo de muito bom gosto.

Largo do Sol. O Largo do Sol é um espaço amplo e arborizado que fica próximo à Rua Direita e à Matriz de Santo Antônio. Lá você encontra a Igreja de São João Evangelista, que era frequentada por negros alforriados e foi concluída somente no século XIX, o Museu Padre Toledo, considerado o local onde ocorreu a primeira reunião dos participantes da Inconfidência Mineira e a famosa estátua em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (alferes Tiradentes).

Apreciar a vista em frente à Capela São Francisco de Paula. Do gramado em frente à Capela de São Francisco de Paula é possível ter uma das vistas mais bonitas da cidade de Tiradentes. Pode-se avistar, no alto, a imponente Matriz de Santo Antônio e a charmosa arquitetura do centro histórico. Existe, nesse mesmo gramado, um cruzeiro datado de 1718. Não deixe de aproveitar a vista privilegiada da capela para tirar belas fotos.

Leia também: Tiradentes te convida para um passeio inesquecível

 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus