Viagem & Gastronomia

04/06/2017 Tiradentes te convida para um passeio inesquecível

Uma das cidades mais charmosas de Minas gerais, Tiradentes é um lugar difícil de esquecer. Sua riqueza vai muito além da história, encanta pelos sabores, artesanato e belezas naturais.

Uma simples volta pelas ruas estreitas com calçamento de pedras e construções centenárias já vale o passeio, mas Tiradentes tem muito mais. O artesanato está por toda parte, lojinhas com bordados, artigos de decoração, esculturas em madeira, quadros, vasos, são infinitas as opções. Dificilmente o visitante vai sair sem um souvenir. Praticamente todas as atrações ficam concentradas no centro histórico e você não vai precisar de carro quase nunca. Dica. Use calçados confortáveis para explorar Tiradentes, o calçamento irregular pode ser um dificultador se você não estiver preparado.

A gastronomia é riquíssima, vai deste a culinária mineira, com o frango com ora-pro-nobis e angu, ao que tem de mais sofisticado da cozinha internacional. Os doces merecem um capítulo a parte. Quem vai a Tiradentes não pode deixa de visitar as vendas de doces caseiros, que são famosas na cidade. Tem para todos os gostos, canudinho com doce de leite, goiabada, com açúcar, sem açúcar...

Se você vai a Tiradentes com criança, o passeio de charrete é obrigatório (se for só adultos, também vale a pena). A meninada adora. Normalmente os charreteiros são bastante receptivos e gostam de fazer a alegria dos pequenos, deixando que eles conduzam as charretes em alguns momentos. Durante o passeio você aproveita para conhecer os pontos da cidade.

O passeio de Maria Fumaça também é difícil de resistir, são aproximadamente 12 km entre Tiradentes e São João Del Rei. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes. A locomotiva a vapor roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. Você pode optar pelo passeio de ida e volta ou só ida. É uma oportunidade para conhecer a visinha São João Del Rei que também é cheia de encantos e história.

Reserve um tempinho para fazer uma visita ao povoado de Bichinho, que fica a 7km de Tiradentes. O acesso é por estrada de terra. No vilarejo há uma grande concentração de artesãos do Circuito Trilha dos Inconfidentes. Não vá esperando encontrar nada de luxuoso, lá a simplicidade impera, mas vale a pena a visita. A criatividade e simplicidade desses artesãos é o que chama a atenção dos visitantes.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus