Saúde

25/04/2017 Intestino e saúde tem tudo a ver; saiba como cuidar

A função primária do intestino é absorver água e nutrientes no organismo. Portanto, fica mais claro compreender que alimentação e intestino saudável tem tudo a ver.

A começar pela ingestão de fibras, que aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino. Além do acréscimo destes alimentos, outra boa atitude é evitar ao máximo a quantidade de produtos altamente glicêmicos. O que mais acelera o desenvolvimento dos agentes patogênicos é o excesso de glicose presente na corrente sanguínea.

Por isso, alimentos como açúcar, pães, massas, cereais refinados, arroz branco, refrigerantes, sucos industrializados, acabam sendo perigosos pelo seu alto teor glicêmico, uma vez que isso serve de alimento para esses fungos e bactérias. Isso favorece a manifestação de doenças de todos os tipos.

No caso de frutas naturais adocicadas, você pode contornar o problema do excesso de açúcar mastigando bem, o que permite que as enzimas presentes na saliva interajam com seu conteúdo, reduzindo os picos de glicemia na corrente sanguínea.

O “lixo” que não é eliminado de forma integral e regular através das fezes, automaticamente é reabsorvido pela circulação sanguínea, poluindo e intoxicando ciclicamente todo o sistema. Se há uma deficiência na incapacidade de eliminação dos resíduos por parte dos intestinos, isso pode gerar intoxicação crônica, sendo esta uma das origens de doenças fisiológicas.

Outro ponto interessante a saber é que o intestino é responsável pela produção de aproximadamente 80% de serotonina, um neurotransmissor que atua no nosso cérebro responsável por conduzir impulsos nervosos como o humor, sono e funções intelectuais. Por isso, há quem chame o intestino de “segundo cérebro”. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus