Viagem & Gastronomia

11/04/2017 Semana Santa no Circuito do Ouro tem roteiros famosos em Minas

A Semana Santa no Circuito do Ouro tem uma grande tradição e importância para os moradores e inúmeros visitantes que vão, em sua maior parte, para as festividades religiosas da região. Com procissões e encenações contando a história da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, as cidades do Circuito do Ouro — Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Ouro Branco do Roteiro Entre Cenários da História, se destacam na região bem como Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, que compõem o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça. Nas cidades é possível vivenciar a religiosidade, celebrações, orações e reflexões sobre esse momento tão especial para os católicos.

Semana Santa no Entre Cenários da História:

Na cidade dos Profetas - Congonhas, as celebrações da Semana Santa iniciam no Domingo de Ramos e seguem por toda a semana com as liturgias, cerimônia do lava-pés e na Sexta-feira da Paixão a tradicional encenação da paixão e morte de Cristo. Após a encenação os fiéis saem em procissão da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em direção a Matriz de Nossa Senhora da Conceição pelas ladeiras enfeitadas por tapetes feitos de serragem, pinturas e flores.

Em Mariana o sagrado e as crendices populares se encontram, dando forma a Procissão das Almas, que acontece na madrugada da Sexta-Feira da Paixão para o sábado de aleluia. Na Procissão das Almas, as pessoas se vestem todas de branco, escondendo seus rostos sob um capuz, elas carregam correntes e velas. A celebração da Procissão é uma tradição de aproximadamente 35 anos, sendo fruto de elementos tradicionais e folclóricos que emanam das lendas marianenses.

Já em Ouro Branco a celebração é marcada pela presença das comunidades rurais, sermões, confissões na casa paroquial e na realização da Santa Missa. Na quinta-feira Santa é realizada uma vigília pascal com a cerimônia do lava-pés e a tradicional transladação do Santíssimo Sacramento.
 

Foto: Eduardo Tropia
Foto: Eduardo Tropia

 

A tradicional, Ouro Preto tem como marca os Tapete feitos com serragem, borra de café, raspa de couro e cal branco, A cidade é palco de uma das mais expressivas comemorações da Semana Santa, e atrai visitantes de todo o Brasil para acompanhar a fabricação dos tapetes e as missas realizadas nas diversas igrejas do município. Outro ato simbólico das comemorações na cidade é a queima de Judas no Largo da Capela do Senhor do Bonfim e Agonia, no domingo.

Já as cidades do Entre Serras da Piedade ao Caraça são marcadas pelas celebrações em seus dois Santuários (Piedade e Caraça) que se estendem por toda a região, confira:

 

Caeté

Foto: Acervo N. S. Piedade
Foto: Acervo N. S. Piedade

 

Na Serra da Piedade, onde se encontra a igreja da padroeira de Minas Gerais, há uma programação com várias missas e vigílias durante todo o período da Semana Santa. Outro grande momento na cidade é a Encomendação das Almas, quando os moradores em procissão rezam pelas almas que se encontram no purgatório com diversas missas, celebrações e vigílias.

Catas Altas
Na cidade, as missas são em todas as igrejas locais. A Procissão de Ramos é muito importante para os moradores que mostram sua fé, e ainda há a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa. A encenação sobre lava-pés e sobre a vida de Jesus Cristo acontece an porta da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e a via-sacra, normalmente ocorre pela madrugada. Há, ainda, celebrações no Santuário do Caraça, com missas e via-sacra pelo Calvário.

Barão de Cocais
As missas em Barão de Cocais juntamente com as procissões, são os destaques da programação das celebrações durante a Semana Santa. No Santuário de São João Batista, o Sábado de Aleluia é da benção dos fogos. Conhecida como “Cerimônia da Luz”, nela todos os católicos renovam seus votos e promessas do batismo.

Santa Bárbara
Em Santa Bárbara as comemorações da Semana Santa são conhecidas pelo “Os Passos da Agonia”, que é uma encenação da paixão e morte de Cristo. O Teatro Âncora promove há mais de 40 anos as apresentações que começam na Quinta-Feira Santa, e são realizadas em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro histórico.

As diversas atrações das cidades do Circuito do Ouro, aliadas a proximidade do Circuito com a à capital Mineira é um dos principais atrativos para os visitantes que desejam celebrar a fé e a religião durante a Semana Santa. Venha você também conhecer os encantos dessas cidades históricas!

Sobre o Circuito do Ouro
O Circuito do Ouro é uma região turística que agrupa 15 municípios com proximidade geográfica e afinidades históricas, culturais e naturais. É legitimada pela política pública nacional e estadual de “Regionalização do Turismo”. A região turística é gerida pela Associação do Circuito do Ouro. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus