Cidades

23/03/2017 Oficinas de conscientização e anúncio de novos investimentos marcam o Dia Mundial da Água em João Monlevade

O DAE (Departamento de Águas e Esgoto), em parceria com a Vale e a FRP Consultoria, Assessoria Pedagógica e Ambiental, realizou nesta quarta-feira (22), atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, na Praça do Povo, em Carneirinhos. O evento teve como tema “Preservar a Água do Planeta” e contou com a participação das escolas Antônio Papini, Cicinha Moura e Pedacinho do Céu, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, servidores públicos, vereadores, secretários e comunidade monlevadense.

Entre as atividades desenvolvidas estão o “túnel dos sentidos” (sons, cheiros e texturas da mata atlântica), a “bolha de sabão gigante” (bolas transparentes que encantam a todos pelo ar), “bolas de sementes” (atire-as e deixem-nas crescer), “mãos de barro” (modelagem em argila), “jogo de tabuleiro” (trilha didática de perguntas e respostas), “horta orgânica” (montagem e manejo de horta), apresentação musical da Escola Pedacinho do Céu, aferição de pressão e recolhimento de óleo de cozinha usado para destinação a entidades para fabricação de sabão.

Conforme o diretor do DAE, Cleres Roberto de Souza, o evento é um importante momento de conscientização sobre o uso racional da água, incentivando a economia e evitando a poluição e contaminação da água. Segundo ele, João Monlevade tem um dos melhores níveis de abastecimento de água do país, alcançando praticamente 100% do município, além de ter aproximadamente 98% de cobertura com rede de esgoto.

Presente ao evento, a prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB) afirmou que continuará trabalhando para melhorar a qualidade e o abastecimento de água no município. Ela parabenizou o DAE e os parceiros pelas atividades desenvolvidas. Para a prefeita, é preciso multiplicar ações de preservação do meio ambiente. “Temos que economizar água, pois é um recurso escasso, destinar corretamente o óleo de cozinha usado, preservar as nascentes, conscientizar as pessoas sobre as questões ambientais, e a nossa administração está muito empenhada em construir isso junto com a população”, considerou a prefeita.

Satisfeita com o evento, Rosiléia Espíndola, coordenadora pedagógica do Centro Educacional Pedacinho do Céu, disse que as comemorações do Dia Mundial da Água já fazem parte do calendário da escola. Para ela, “o evento traz um aprendizado muito grande para melhorar o presente e garantir o futuro”, ponderou.

Ainda em comemoração ao Dia Mundial da Água, alunos das escolas Cicinha Moura, Alberto Scharlè, Monteiro Lobato, Promorar e Louis Ensch visitaram, na terça-feira (21), a ETA (Estação de Tratamento de Água), na localidade de Pacas.

Novos Investimentos

De acordo com o diretor do DAE, Cleres Roberto de Souza, a autarquia está trabalhando para melhorar e ampliar o abastecimento de água no município. Cleres informou que será construída uma adutora de mil metros, que atenderá os bairros Rosário, Mangabeiras e Vale do Sol, aumentando a vazão de água na referida região. O material para essa obra já foi licitado. Em breve será licitada a obra, com previsão para início no mês de maio.

Outro investimento,a ser realizado ainda nesse semestre, será a construção de uma adutora de 500m, na Estação de Tratamento de água (ETA), com o objetivo de melhorar a vazão e pressão para os reservatórios do município.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus