Cidades

23/01/2017 Prefeitura de Coronel Fabriciano lança operação 'Limpeza Geral'

A prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, lançou na última terça-feira (17), a operação "Limpeza Geral". Serão efetuadas a capina, limpeza dos córregos, pintura e a retirada dos entulhos deixados de forma clandestina. A prefeitura estabeleceu prazo de seis meses para que a cidade esteja totalmente limpa e vai punir quem descumprir as regras. Os carroceiros serão cadastrados e orientados.

O prefeito, Dr Marcos Vinícius, escolheu o bairro Caladão para falar do projeto e da expectativa dele em relação aos resultados que espera. “Vamos colocar regras claras. Tolerância zero com a sujeira, principalmente que a gente sabe que está perto das chuvas de março e nesse período pode haver um surto de dengue, então vamos nos antecipar e prevenir.”, disse.

No córrego Caladão o serviço se resume à capina mecanizada de toda a margem desde o Rio Piracicaba até o bairro Caladão, retirada da sujeira e desobstrução do canal. Os afluentes do córrego receberão o mesmo tratamento. A retirada de entulhos está sendo feita em vários pontos. Na primeira etapa mais de quinhentos caminhões de entulhos foram recolhidos. “É material que estava sendo descartado de forma clandestina e sem a preocupação ambiental. No Unileste, por exemplo, encontramos entulhos quase dentro de uma nascente”, afirma a gerente de limpeza urbana, Aline Marques. A gerente ressalta a importância da população abraçar a causa e ajudar nos cuidados com a cidade, “Coisas simples podem ser feitas pelos moradores e que ajudam muito, como colocar o lixo para fora no horário correto da coleta, evitando lixos espalhados nas ruas”, disse.

Moradores não pouparam elogios

A limpeza do Caladão surpreendeu os moradores. José Costa, morador do bairro há vinte e três anos, garante que há mais de vinte anos não presenciava um trabalho como o que foi feito. “Nunca tivemos essa limpeza, essa graça. Estou muito satisfeito, é a primeira vez que isso acontece”, comemorou.

A prefeitura informou que em breve vai orientar a população a respeito das regras e das punições. Os carroceiros foram convocados para uma série de reuniões em que serão capacitados. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus