Cidades

22/01/2017 Frota sucateada compromete agilidade de serviços da Prefeitura Municipal de Ipatinga

O atendimento à demanda de vários serviços da Prefeitura de Ipatinga tem sido prejudicado ou retardado em função das más condições da frota de veículos herdada pela atual administração.

Atualmente, entre os veículos que assistem aos diversos setores, a maioria funciona de forma precária, já que precisam de pequenos reparos. Mais de dez veículos estão fora de circulação, sem condições mínimas de funcionamento.

A maioria dos veículos está impedida de circular por falta de manutenção básica que não foi realizada nos últimos anos, como troca de óleo, filtros, pneus e revisão de motores. Há, ainda, veículos sem documentação em dia. Alguns estão com vidro quebrado (e que foi substituído por plástico), como é o caso de um Celta. Duas motos estão desmontadas. As unidades de transporte sem condições de rodagem foram encostadas no pátio de veículos da Suplan no bairro Cidade Nobre, segundo o diretor do Departamento de Serviços Gerais (Desge) da Prefeitura de Ipatinga, William Garcia.

Outro exemplo do descuido com o bem público é o Toyota Corolla placa HMN-5151, em perfeitas condições de uso, mas que está apreendido no pátio da Polícia Civil no bairro Limoeiro, desde o dia 15 de setembro. O automóvel, que era usado pelo Legislativo, foi doado ao Executivo pela Câmara Municipal. Ao se dar conta da situação, a atual administração regularizou a situação dos documentos nas últimas semanas. Resta saldar a taxa de pátio acumulada nos últimos meses, fato que deve acontecer nos próximos dias.

ECONOMIA
O custo final de reforma dos veículos está sendo levantado para que todos estejam novamente em condições de uso, em obediência à legislação de trânsito.

Desativados há tempos, o lava-jato e a oficina mecânica da Suplan - com um mecânico especializado e um ajudante - também serão retomados em breve. Isso vai representar uma economia entre 60% a 70% em mão de obra e serviços, na manutenção e limpeza da frota da prefeitura, já que os gastos passarão a ser apenas com a compra de peças para os veículos.

Com a reorganização e recuperação da frota, será assegurada maior qualidade na prestação de serviços a setores como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Vigilância, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), Conselhos Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente, SECOM e outros.

Além das más condições dos veículos, a frota que hoje está a serviço da Prefeitura é antiga e deverá ser renovada em um segundo momento, com carros mais modernos, segundo adiantou William Garcia.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus