Gerais

22/10/2016 Chegada do período chuvoso acende alerta para alagamentos e deslizamentos

O período com maior probabilidade de chuvas fortes e desastres naturais tem início nos próximos meses e segue até o término do verão, em março. Com isso a preocupação com deslizamentos de terras, desmoronamentos, queda de árvores ou alagamentos aumenta.

A falta de políticas públicas realmente eficazes, voltada para a prevenção, como estudos dos fenômenos naturais, avaliação das áreas afetadas, infraestrutura, urbanização respeitando as áreas inviáveis a moradia, como as encostas e margens de rios e conscientização da população, tornam o período extremamente perigoso.

O registro de ocorrências relacionadas as chuvas são comuns em João Monlevade, e desde o mês de setembro a Defesa Civil do município realiza uma ação educativa junto a população, com a distribuição de cartazes com orientações sobre os riscos do período chuvoso e formas de prevenção de acidentes. Para o próximo mês está previsto o início da limpeza dos bueiros, o que vai facilitar o escoamento das águas das chuvas, evitando possíveis alagamentos.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus