Saúde

25/07/2016 João Monlevade: campanha oferece testes gratuitos de Hepatite C

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club, realiza um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. Em João Monlevade, a ação ocorre de hoje (25) até a próxima sexta-feira (29), das 17h às 20h, na praça da Igreja Nova de Carneirinhos.

O evento busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A Hepatite C é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

No Brasil são cerca de três milhões o total de infectados com o vírus C, o que daria para encher 50 estádios do Maracanã, no Rio de Janeiro. No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.

No Brasil a semana da Hepatite Zero vai de 23 a 31 de julho, e tem testagem rápida nos 26 estados da nação, e também no Distrito Federal. Pessoas com mais de 40 anos precisam se testar, pelo menos uma vez na vida. 

“A campanha deste ano defende a ideia de que o exame de sangue simples, conhecido como hemograma completo, deveria incluir, automaticamente, o teste rápido das Hepatites B e C. Somente esta iniciativa diagnosticaria centenas de milhares de pessoas e salvaria a vida de todas elas.”, destaca Humberto Silva, presidente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH).

Confira aqui outros locais que também recebem o mutirão em todo o país.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus