Saúde

03/05/2016 Vacina contra a gripe acaba nos postos de saúde de Itabira

Em apenas três dias de vacinação, Itabira vacinou contra a gripe 15.130 pessoas

Em apenas três dias de vacinação, Itabira vacinou contra a gripe 15.130 pessoas que fazem parte do grupo de risco e zerou seu estoque recebido da Secretaria Estadual de Saúde. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 26 mil até o dia 20 de maio, data em que a campanha será encerrada.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica Lumênia Souza Duarte, não há mais doses em nenhuma unidade de saúde. “Já acionamos a Gerência Regional de Saúde solicitando mais doses, porém, fomos informados de que o Estado ainda não tem previsão de quando os municípios serão reabastecidos”, explica Lumênia Duarte.

A diretora conta que todos os anos o Governo do Estado libera as vacinas gradativamente. Este ano está prevista a liberação de mais três lotes para Itabira. “A população-alvo já é pré-definida pelo Ministério da Saúde, assim como o número de pessoas que devem ser imunizadas. Este ano o processo ocorreu como em todos os anteriores, porém, nesta campanha ocorreu um fato atípico: a população, que sempre protelou a ida à unidade de saúde para se imunizar, preferiu tomar a vacina no início. O esquema de distribuição não suportou”, explica Lumênia Duarte. Ela lembra que no ano passado o Governo Federal teve que estender o período da campanha para garantir que os municípios cumprissem a meta de cobertura.

O adiantamento da temporada de gripe, os vários casos já registrados no país, principalmente em São Paulo, levou a população às unidades de saúde e antecipar a vacinação. Ao menos nove estados registram falta da vacina. Vários municípios que anteciparam a campanha de vacinação preferiram não realizar o Dia D de Vacinação, ocorrido sábado, porque não possuíam doses suficientes para atender o público-alvo.

“Pedimos que a população se tranquilize, pois mais doses chegarão no município ainda durante o período da campanha, que se encerra no dia 20 de maio”, conclui Lumênia Duarte.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus