Cultura

03/05/2016 Estudantes de Belo Oriente, Açucena e Santa Bárbara participam do Projeto Contos Locais

Hoje, no horário de 13 às 16 horas, em Santa Bárbara, será realizada uma Oficina de contos para estudantes da rede pública de ensino. Trata-se de mais uma etapa do projeto Contos Locais, que proporcionará o resgate da cultura regional em um livro de contos a serem escritos e pesquisados por estudantes de Belo Oriente, Açucena e Santa Bárbara.

Nesta oficina, os professores irão repassar aos alunos técnicas básicas de pesquisa, elaboração, registro e produção de contos, bem como a arte de contar histórias de forma dinâmica e criativa. “Serão trabalhadas práticas de identificação de fatos relevantes de história local, elaboração de narrativa criativa, técnicas de reconto e apresentação”, afirma Janaína Dantas, Coordenadora Pedagógica do Projeto. Após esta etapa, os alunos participantes do projeto irão realizar pesquisa de campo nas respectivas comunidades para identificar fatos e personagens relevantes para a cultura local.

Em Belo Oriente, a oficina será realizada entre professores e alunos no dia 17/5. Em Açucena, será realizada em 19/5.

O Projeto Contos Locais busca incentivar adolescentes de Belo Oriente, Açucena e Santa Bárbara à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais. O produto final do projeto será um livro por cidade participante, a ser publicado no final de 2016. A iniciativa é uma realização da MC Produção Ltda., viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CENIBRA, apoio da Prefeitura de Belo Oriente, Prefeitura de Açucena, Prefeitura de Santa Bárbara e do Instituto CENIBRA.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus