Cidades

26/04/2016 Em fiscalização de açougues, mais de duas toneladas e meia de produtos são apreendidos

Cerca de quatro equipes de fiscais se dividiram pela cidade, com apoio de policiais militares
Cerca de quatro equipes de fiscais se dividiram pela cidade, com apoio de policiais militares

O Ministério Público Estadual realizou na manhã desta terça-feira (26) uma fiscalização nos açougues de João Monlevade. Os fiscais verificaram documentos que comprovem a procedência dos produtos encontrados nos açougues. Na ação, mais de duas toneladas e meia de produtos entre carnes, queijos e embutidos foram recolhidas. Os alimentos serão descartados no aterro sanitário.

Cerca de quatro equipes de fiscais se dividiram pela cidade, com apoio de policiais militares e Vigilância em Saúde (Visa) do município, além de caminhões cedidos pela Prefeitura para recolherem os produtos apreendidos.

Além dos açougues, supermercados que vendem produtos de origem aninal também passaram pelo pente fino. A fiscalização começou no centro comercial de João Monlevade e foi estendida para os comércios nos bairros. 

Os responsáveis pelos açougues recebem um informe técnico com orientações básicas que devem ser cumpridas para o funcionamento adequado dos estabelecimentos. A legislação prevê advertência, pena educativa, multa, apreensão de produtos, inutilização de produtos, suspensão de vendas e/ou fabricação, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para funcionamento e cancelamento do alvará sanitário em situações de irregularidades.

Fiscalização burlada

A maioria dos comerciantes ficou sabendo, de alguma forma, que os fiscais estavam na cidade e mantiveram as portas dos estabelecimentos fechadas, pegando os consumidores de surpresa.

Em um deles, uma placa dizia estar fechado por luto. Em outro, o proprietário acionou a Polícia Militar para registrar um assalto. Os fiscais suspeitaram que essas ações foram para evitar a fiscalização.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus