Gerais

27/11/2015 Procon Minas Gerais dá dicas para você não cair na Black Fraude

Durante 24 horas, empresas do comércio eletrônico e lojas físicas prometem oferecer super descontos aos consumidores que andam meio sumidos e cautelosos aqui no Brasil. Visando alavancar as vendas a Black Friday começou à 0h desta sexta-feira (27).

Para não cair em armadilhas, e a Black Friday se transformar no que se apelidou em edições passadas de “Black Fraude”, o consumidor deve ficar atento. Veja as orientações do Procom Minas Gerais:

PESQUISE!

A primeira orientação é pesquisar, desde já, o produto que pretende comprar e anotar o preço "normal" dele. Assim, é possível saber se de fato o desconto anunciado está sendo aplicado. É importante consultar também o valor cobrado para o frete, pois isso pode fazer com que o preço total deixe de ser vantajoso. Se você não pesquisou os preços nos meses anteriores à promoção, consulte sites de busca de produtos e serviços. Muitos deles apresentam a evolução do valor dos produtos nas últimas semanas ou meses.

NÃO COMPRE POR IMPULSO

O consumidor deve frear o impulso ao encontrar uma mercadoria em oferta "extramente atrativa". A orientação é perguntar se realmente precisa daquele produto e se cabe no orçamento. Não compre por impulso! Essa dica vale para todas ocasiões e não só para a Black Friday.

LEIA O SITE E FALE COM A EMPRESA

Muitas dúvidas podem ser esclarecidas com uma leitura atenta do site. Nele podem estar listadas informações como a política de troca e devolução de produtos, prazos de entrega, formas de pagamento, entre outras. Você também pode entrar em contato com a loja previamente, para tirar dúvidas antes da compra. Pode ser que devido ao grande volume de consumidores buscando atendimento durante a Black Friday você tenha que esperar um pouco para obter uma resposta, mas, de qualquer maneira, a empresa tem a obrigação de esclarecer dúvidas e prestar atendimento.

GUARDE RECIBOS, EMAILS, NOTAS FISCAIS E DOCUMENTOS REFERENTES À COMPRA

Guarde todos os dados da compra. Nome do site, o que adquiriu, valor, forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, confirmação do pedido, e-mails que comprovem a compra, tudo pode e deve ser guardado, seja em meio eletrônico ou impresso. E, muito importante, exija nota fiscal. Se você tiver qualquer problema durante a compra ou mesmo com o produto, será muito mais fácil comprovar a transação e resolver o empecilho.

FUJA DOS HORÁRIOS DE PICO E NÃO PERCA TEMPO

Quando encontrar um produto que você tem interesse, não perca tempo. Como há muito tráfego nos sites durante a promoção, você corre o risco de perder os estoques. Esse é outro motivo pelo qual planejar é tão importante: já sabendo o que você quer e o quanto pretende gastar, terá mais tempo de encontrar a promoção de seu interesse. Da mesma forma, evite os horários de pico, que costumam ser meia-noite, meio-dia e após as 18h. Assim, a chance de você enfrentar sites congestionados ou problemas para concluir a compra é muito menor. 

DENUNCIE 

Se você constatou alguma publicidade enganosa ou outras irregularidades, denuncie no site do Procon-MG https://goo.gl/bO0AjC

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus