Educação

24/08/2015 Pronatec abre inscrições. Em João Monlevade são 60 vagas

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas podem se inscrever entre os dias 24 de agosto e 14 de setembro

A partir desta segunda-feira (24) estão abertas as inscrições para os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o segundo semestre. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano, em escolas públicas de Minas Gerais.

Neste semestre, serão oferecidas 4.840 vagas em 17 cursos distribuídos em 39 municípios mineiros. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Secretaria de Estado de Educação, a partir das 10h do dia 24 de agosto até às 17h do dia 14 de setembro.

Em João Monlevade há vagas para os cursos técnicos em Mecânica (30 vagas) e em Segurança do Trabalho (30 vagas). As aulas são no período da tarde e oferecidas no Senai. 

O processo seletivo se dará por meio de sorteio público, a ser realizado no dia 17 de setembro. O resultado será divulgado no site da Secretaria a partir do dia 18 e o período de matrícula será definido pelas respectivas instituições ofertantes.

O Pronatec é um programa do Governo Federal criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O processo de seleção para os cursos técnicos do Pronatec concomitantes o ensino médio, em Minas Gerais, são gerenciados pela Secretaria de Estado de Educação.

Aos estudantes selecionados pelo Programa é garantida a Bolsa-Formação, que corresponde ao custeio das despesas relacionadas ao curso, como o vale-transporte, vale-alimentação e material didático.

Pronatec nas escolas

Além dos cursos oferecidos pelas instituições parceiras, a própria Secretaria de Educação atua como ofertante do Pronatec em Minas Gerais. A SEE oferece aos alunos da rede estadual cursos técnicos concomitantes ao ensino médio nas próprias escolas, com recursos do programa. As inscrições e o processo seletivo nessas escolas têm calendário próprio e são realizados pelas próprias instituições.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus